como diferenciar os tipos de limpeza?

Conheça os 4 diferentes tipos de limpeza!

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Um ambiente limpo, além de proporcionar bem-estar e ser esteticamente agradável, evita inúmeras complicações provocadas pelos ácaros presentes em estofados, tecidos e carpetes. Além disso, impede a procriação de insetos e pragas que costumam viver na sujeira. Mas, isso só é possível graças aos diferentes tipos de limpeza disponíveis no mercado. Cada um utiliza técnicas com dosagens, equipamentos e produtos específicos para cada necessidade de higienização. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, quais são os tipos de limpeza?

tipos-de-limpeza

Existem quatro tipos de limpeza: a manual, a geral, a ultrassônica e a pós-obra. Devido à variedade de métodos, é comum que as pessoas tenham dificuldade em optar pelo melhor. Conheça as particularidades de cada uma das técnicas antes de tomar sua decisão.

1- Limpeza manual

Esse é um método universal que é amplamente empregado, principalmente, na limpeza de produtos médicos. A técnica manual é indicada para limpar materiais delicados, como instrumentos microcirúrgicos, motores e lentes muito sensíveis.
Para que esse tipo de limpeza seja feito de forma correta, os funcionários que a executarão devem utilizar equipamentos de proteção individual.
Além disso, eles precisam ser habilidosos com os instrumentos de limpeza e ter acesso às instruções sobre como fazer a limpeza manual. Também é importante que o ambiente onde a limpeza será feita ofereça organização, ergonomia e acessibilidade ao profissional.

2- Limpeza geral

Dentre os tipos de limpeza, esse é o mais abrangente. Sendo empregada em residências, empresas ou locais públicos com grande circulação de pessoas (corredores e elevadores), a limpeza geral pode ser feita diariamente ou uma vez por semana. Tarefas como limpar a área externa de armários, tirar o pó de aparelhos eletrônicos e higienizar a pia fazem parte desse método.

3- Limpeza ultrassônica

A limpeza ultrassônica destaca-se pelo seu alto nível de agilidade e precisão em lavagens. Com essa técnica, pode-se limpar muitos objetos sem ter que desmontá-los. Por exemplo, um conjunto de jóias é facilmente limpo sem ter que ser fragmentado por completo. Já na precisão, chama a atenção pelo fato da técnica ultrassônica limpar cada fenda e curva dos objetos.

4- Limpeza pós-obra

É um dos tipos de limpeza mais minucioso e criterioso. Seu objetivo é limpar todos os detalhes do ambiente. Após uma obra residencial, por exemplo, emprega-se ácidos específicos para a retirada de impurezas do cimento sobre o porcelanato. Já as gotas de concreto presas a um piso mais rústico, são retiradas com espátulas apropriadas.

O que fazer para prolongar a limpeza?

Após conhecer os diferentes tipos de limpeza, você deve adotar algumas medidas para prolongar os efeitos da higienização. As principais dicas envolvem manutenção e conservação do espaço limpo. Entenda melhor, a seguir.

Manutenção

Esse é um método contínuo de limpeza que exige atenção de quem executa, a fim de que o local limpo anteriormente continue preservado.
Com a manutenção, é possível manter áreas limpas por mais tempo e evitar que uma limpeza mais aprofundada seja feita de forma recorrente.
Varrer uma área com alta passagem de pessoas é uma das formas de se fazer a manutenção, impedindo que o lixo se acumule gradativamente.

Conservação

Na maioria das vezes, esse método é feito em horário comercial para conservar a organização dos ambientes. Por exemplo, o profissional de limpeza vai diariamente a uma empresa para recolher lixo, tirar pó dos móveis e manter organizado o escritório.
Essa é uma boa alternativa para evitar que se acumule poeira, aumentando a proliferação de ácaros.

Onde encontrar os melhores materiais de limpeza?

Quando os materiais de limpeza trabalham em conjunto com os tipos de limpeza, os ambientes são higienizados da forma correta. Mas, isso também só é possível se você contar com uma fornecedora que te disponibilize material de boa procedência. Portanto, não se arrisque e conte com a CG Limpeza!
Somos uma distribuidora de produtos de limpeza do RJ e fornecedores de materiais descartáveis  que está há mais de 25 anos no mercado, oferecendo preços imperdíveis. Entre em contato conosco e faça sua cotação!

Gostou deste artigo? No blog da CG Limpeza tem mais conteúdos semelhantes a este. Veja alguns artigos que separamos para você:

Links úteis: materiais descartáveisfornecedores de descartáveis RJmaterial de limpeza

× Faça seu pedido agora!