Qual é a importância da limpeza no ambiente escolar?
O ano letivo começou! Com isso, a escola se torna, mais uma vez, área com grande circulação de pessoas. Esse fator aumenta os riscos de propagação de infecções de fácil contágio. Por conta disso, a importância da limpeza no ambiente escolar é um assunto que não pode deixar de ser debatido. Afinal de contas, a principal justificativa é que ela colabora, exclusivamente, para a manutenção dos equipamentos e garante a saúde de todos que frequentam o local. Continue a leitura deste artigo para entender mais a respeito!
Por que da importância da limpeza no ambiente escolar?
Os espaços escolares, assim como hotéis e outros ambientes muito movimentados, são alvos do acúmulo de bactérias e vírus. Por vezes, esses agentes podem se propagar em razão das más condições de conservação. À vista disso, a importância da limpeza no ambiente escolar visa garantir que os alunos, professores, coordenadores e demais integrantes do dia a dia local fiquem resguardados de ter contato com estes agentes infecciosos.
Locais como a cantina escolar e salas de aula são priorizados em relação aos demais para assegurar o andamento das atividades de maneira regular.
Assim, com o menor índice de contágio de doenças, o local garante uma imagem mais positiva e evita a evasão de alunos. Portanto, a limpeza também é um fator positivo quando analisada sob a visão administrativa do negócio.
Quais áreas não podem ser esquecidas na limpeza escolar?
Como dissemos anteriormente, a cantina e sala de aula são dois locais que devem ser priorizados durante a limpeza. Contudo, a importância da limpeza no ambiente escolar também se aplica a outras áreas. Vale destacar que a cada uma delas deve-se uma periodicidade e uso de produtos de higiene específicos. Falaremos sobre algumas abaixo. Confira!
Vestiários
Em escolas que oferecem ensino integral para alunos é comum encontrar vestiários. Assim como os banheiros, estes ambientes precisam ser limpos diariamente devido ao fato de requererem manutenção mais intensa. Afinal de contas, é bastante comum encontrar papel higiênico fora dos cestos, acúmulo de água no chão e outros fatores.
Neles, recomenda-se o uso de produtos químicos na higienização. Esses auxiliam na desinfecção e garantem que todas as superfícies fiquem prontas para a utilização. Um bom exemplo de produto que é utilizado na limpeza dos vestiários são os desinfetantes.
Chão
O chão de um ambiente escolar deve ser bem limpo por conta do grande fluxo de pessoas. Por isso, dentro da questão da importância da limpeza no ambiente escolar, este representa uma área a qual os profissionais que fazem a conservação devem priorizar.
Inclusive, para evitar o aparecimento de manchas e acúmulo de sujidades, é aconselhado o uso de ceras específicas para o tipo de piso e detergentes, além da varredura diária.
Janelas
Por fim, as janelas também merecem atenção durante a limpeza do ambiente escolar. A higienização dos vidros, por exemplo, contribui para a melhor iluminação local. Já as cortinas tendem a acumular ácaro, mofo e poeira quando não são higienizadas. Assim, com a limpeza destas, também é possível encontrar melhorias na circulação do ar do ambiente escolar.
Lembre-se, manter as janelas bem conservadas auxilia na formação da imagem positiva do local.
Onde adquirir os melhores produtos de limpeza?
Tratando-se da limpeza do ambiente escolar, a escolha dos produtos utilizados para limpeza deve ser feita com muito cuidado. O objetivo é não provocar alergias nos alunos e demais pessoas que circulam no local. Desta forma, a importância da limpeza no ambiente escolar será implementada visando o bem-estar de todos.
Visto isso, a CG Limpeza é uma empresa do Rio de Janeiro que é referência no fornecimento de materiais de limpeza que podem participar da higienização sem provocar quaisquer danos. Entre em contato conosco para conhecer as condições que disponibilizamos!
Em nosso blog, veja os últimos artigos que já preparamos. Lá estão: