Mulher segurando um balde com diferentes produtos de limpeza. Dentre eles estão os tipos de detergente.

Quais são os tipos de detergente para limpeza empresarial?

CategoriesLimpeza e conservação, Rotina empresarialCompartilhar

Os detergentes são produtos amplamente usados na limpeza de cerâmicas e outros materiais. Eles possuem ação tensoativa capaz de aumentar a emulsão de sujeiras e gorduras. Por isso, a aplicabilidade deles se faz tão presente em ambientes empresariais.
Contudo, fica a pergunta: será que todos os tipos de detergente são determinados para utilização em qualquer um dos casos? Continue a leitura deste artigo e descubra a resposta para essa pergunta!

Tipos de detergente: quais são os disponibilizados pelo mercado?

Associar o uso de detergentes à lavagem de louças é bem comum. Contudo, embora eles sejam mais reconhecidos desta maneira, também possuem outras finalidades. Os diferentes tipos de detergente exercem mais eficiência em sua função. Isso é, cada um deles desempenha um papel específico. Abaixo, descubra quais são eles!

1- Detergentes ácidos

Os detergentes ácidos têm pH menor que 7. Esse fator faz com que ele seja indicado para limpeza de pedras e outras superfícies onde o índice de sujeira é bastante elevado.
Devido a acidez do material, em suma, sua aplicabilidade deve ser retida à limpeza de materiais de composição mineral. Assim, podemos citar cimento, derivados de petróleo e óleos. Ou seja, em situações de pós obra o detergente ácido pode ser uma ótima opção.
Vale lembrar, nessa medida, que esse produto não deve ser utilizado sobre ardósia, granito e mármore devido a forte ação química. O mau uso do detergente ácido pode acarretar danos irreversíveis a esses materiais.

2- Detergentes neutros

Diferentemente do tipo de detergente anterior, este possui pH igual a 7. Torna-se mais apropriado para a utilização no dia a dia à medida que não há contribui para limpeza que agrida a resistência de materiais.
Um fator importante a ser destacado sobre os detergentes neutros é que com o pH estável, ele atinge maior eficiência na remoção de sujidades. Além de impedir o aparecimento de manchas conforme o uso.

Em empresas, o detergente neutro pode ser usado na limpeza de:

  • vidraças;
  • balcões;
  • banheiros;
  • azulejos;
  • bandejas;
  • pisos;
  • esmaltados.

3- Detergentes alcalinos

homens fazendo limpeza de sala comercial com os tipos de detergente

Detergentes alcalinos possuem pH maior que 7. Em geral, o grau desse índice gira em torno de 7 até 14. Em oposição aos tipos de detergente tratados anteriormente, esse tem a função de remover qualquer sujeira, menos as de origem mineral. Ou seja, as que já citamos anteriormente: derivados de petróleo, cimento, dentre outras.
Quanto ao uso desse tipo de detergente deve-se ter bastante atenção. Por mais que ele atue de forma a remover incrustações que possam danificar materiais, deve ser administrado em proporção correta. Devido a isso, não hesite em consultar o rótulo antes de iniciar a administração do produto.

Gostou do nosso artigo sobre os tipos de detergente? A CG Limpeza é referência no fornecimento de materiais de limpeza para empresas e condomínios! Disponibilizamos frete grátis para todo Rio e Grande Rio!

Em nosso blog, encontre todo o conteúdo que já produzimos especialmente para você! Lá estão: