limpeza de prédios

Limpeza de prédios: o que é indispensável?

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Se você é síndico, certamente já se deparou com a situação de precisar orientar a limpeza de prédios. Ela é elementar para manter o ambiente limpo e agradável. Além disso, possibilita a diminuição do aparecimento de roedores e insetos. Dessa maneira, conhecer os passos corretos de como conduzi-la é necessário para evitar gastos supérfluos. Assim, o sucesso será garantido ao final do processo. Pensando nisso, a CG limpeza preparou este artigo para indicar quais são os principais passos que devem ser levados em consideração na limpeza de prédios. Boa leitura!

4 passos fundamentais na limpeza de prédios

A limpeza de prédios é considerada uma questão operacional dentro dos condomínios. Por conta disso, a tarefa de orientá-la cabe ao síndico. Tratando-se de algo que pode beneficiar tanto os condomínios quanto os condôminos, a responsabilidade sobre a tarefa pode parecer árdua. No entanto, se alguns pontos simples forem seguidos à risca, a otimização poderá torná-la mais fácil. Na sequência, separamos 4 passos que podem fazer a diferença no gerenciamento da limpeza de prédios.

Monte um cronograma

Montar um cronograma é ideal para facilitar a limpeza de prédios. Será preciso definir um espaço de tempo entre uma limpeza e outra, qual será a periodicidade da limpeza em áreas pouco frequentadas e quantas pessoas ficarão encarregadas. A ideia principal dessa articulação é formar uma “rotina” para a limpeza do condomínio.

É importante destacar que dentro desse passo também devem ser considerados alguns pontos como o tamanho do condomínio e quantas pessoas residem nele. Assim, nenhuma área será prejudicada por falta de limpeza.

calendário de limpeza de prédios

Articule um horário

Articular um bom horário também faz parte do processo de gerenciamento da limpeza de prédios. Nesse passo, é importante considerar as principais áreas de circulação dentro do condomínio. Elas podem ser os corredores, elevadores, hall e garagem. O ideal é estipular a limpeza nesses locais em turnos onde exista menor passagem de pessoas. À vista disso, questões como dia da semana e período do dia deverão ser levados em conta.

Em geral, a limpeza dos elevadores, por exemplo, é recomendada para ocorrer durante a tarde em dias úteis e pela manhã aos finais de semana.

Organize a equipe

Tendo o cronograma montado e a articulação do horário confirmada, é chegado o momento de organizar a equipe. Tal qual os passos anteriores, neste, alguns fatores deverão pautar sua composição. O tamanho da equipe deverá ser proporcional à necessidade encontrada dentro da limpeza do prédio. Desse modo, deve-se prever se há a conveniência de contratar funcionários ou optar pela terceirização do serviço. Lembre-se que a organização da equipe deverá zelar pelo bem-estar dos encarregados, sem sobrecarregá-los.

Escolha os produtos

produtos para limpeza de prédios

O quarto e último passo a ser tratado neste artigo a respeito da limpeza de prédios é a escolha dos produtos. O ideal é optar por produtos neutros ou de fragrância suave. Assim, poderá evitar que esses tornem-se “vilões”, levando em consideração que poderão ser manipulados por pessoas alérgicas. Por conta disso, é preciso ter cuidado durante a escolha dos produtos que serão utilizados.

A fim de obter uma limpeza eficiente, monte uma lista onde estejam presentes produtos como desinfetantes, água sanitária, sabão e detergente. Para tanto, conte com um fornecedor de confiança para certificar-se a respeito da procedência desses.

Onde encontrar os melhores produtos de limpeza?

Gostou do nosso artigo sobre a limpeza de prédios? A CG Limpeza é uma distribuidora de material de limpeza no RJ com a qual você poderá contar para manter a limpeza de seu condomínio em dia. Fornecemos materiais descartáveis, material de limpeza e muito mais!

Em nosso blog, você pode conferir quais itens são indispensáveis no estoque de produtos. Entre em contato conosco e conheça as vantagens de se tornar nosso cliente!