Mulher usando máscara de proteção sabe a importância de higienizar o salão de beleza

Descubra qual é a importância de higienizar o salão de beleza aqui!

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Limpar o salão deve ser uma tarefa considerada essencial para o negócio. Afinal, a falta de preocupação com esse aspecto pode afastar alguns clientes e, consequentemente, prejudicar seu lucro. Portanto, é indispensável que esse ambiente esteja sempre limpo. Neste artigo nós explicamos qual é a importância de higienizar o salão de beleza. Quer entender? Continue lendo!

Qual é a importância de higienizar o salão de beleza?

importância de higienizar o salão de beleza em tons de nude

Adequação às normas de higiene da ANVISA

Entre as normas da Vigilância Sanitária encontramos a necessidade de uma boa higienização no salão de beleza. O objetivo é evitar possíveis danos aos clientes. Para tanto, a ANVISA recomenda que a equipe de limpeza atue em todo o ambiente do estabelecimento. Os encarregados devem higienizar:

  • pisos;
  • paredes;
  • mobílias;
  • banheiros.

Ao seguir essas recomendações, o salão estará de acordo com a fiscalização sanitária. Caso contrário, estará passível de multa.

O descuido pode afastar clientes

Como dito anteriormente, a falta de limpeza pode afastar clientes. Se você vai a um instituto de beleza espera que ele esteja adequado para atuar como tal, certo? Afinal, funcionários do salão manuseiam materiais que precisam ser esterilizados, como alicates e espátulas. Se o local não está limpo, o cliente pode se questionar sobre a higienização do utensílio também.

Além disso, existe uma importância de higienizar o salão de beleza para deixar o ambiente convidativo. Isso porque, muitas vezes, limpeza e organização andam juntas — ambas deixam o estabelecimento apresentável. Consequentemente, os clientes não se incomodarão de estarem no local, já que um ambiente limpo atrai clientes.

Evita insetos

Um fato que contribui para a importância de higienizar o salão de beleza é que a sujeira pode atrair a visita de insetos e pragas urbanas. Além de espantar a clientela do estabelecimento, esses animais podem trazer doenças. Dessa forma, o ideal é limpar sempre e, se possível, manter o ambiente livre de invasores com uma boa dedetização.

Diminui a proliferação de doenças

Como dito acima, a sujidade do ambiente pode atrair insetos, que por consequência carregam doenças. Porém, não só esse tipo de transporte de enfermidade existe.

Quando o salão recebe os clientes, o estabelecimento está sujeito a abrigar vírus e bactérias também. Dessa maneira, surge a importância de higienizar o salão de beleza. A limpeza ajuda a eliminar esses microrganismos indesejados e cria um ambiente não receptível para eles.

Como o salão deve ser limpo?

A limpeza do salão de beleza deve ocorrer da melhor forma possível para evitar os problemas citados acima. O ideal é que o ambiente seja limpo com os utensílios e produtos de limpeza certos. Nesse sentido, devem ser usados água sanitária, desinfetantes, álcool, entre outros.

Além de obter o material adequado, é interessante que os funcionários da limpeza utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Essa prática, além de garantir a segurança da equipe, irá evitar que o trabalho seja redobrado. Afinal, a touca evita a queda de cabelo no chão e a máscara impede que a saliva alcance as superfícies recém-limpas.

Por fim, é necessário que a equipe de limpeza monte uma rotina adequada para garantir uma higienização eficiente. É preciso organização e frequência para evitar o aparecimento de sujeira, pragas e doenças no ambiente.

Conte com o melhor material de limpeza!

A CG Limpeza é uma distribuidora de produtos de limpeza! Oferecemos as melhores marcas disponíveis no mercado. Precisa de utensílios para fazer a higiene do salão? Conheça nossos produtos! Entre em contato conosco e solicite sua cotação!

× Faça seu pedido agora!