limpeza de salão de beleza

Dicas para a limpeza de salão de beleza

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

A correta limpeza de salão de beleza é imprescindível para garantir o sucesso do negócio. Afinal, a higienização previne a proliferação de doenças e o acúmulo de sujeira. Além disso, ao manter o estabelecimento bem arrumado, se torna mais fácil fidelizar clientes. Por esses motivos, os gestores do salão de beleza devem estar sempre atentos à limpeza para que não aconteçam transtornos.

Para te ajudar nessa questão, a CG Limpeza elaborou este artigo. Reunimos as melhores dicas para que a higienização do seu salão esteja sempre garantida. Também apontamos algumas especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre esse assunto. Dessa forma, a sua empresa estará sempre em conformidade com a lei. Continue lendo para saber mais!

Guia para a adequada limpeza de salão de beleza

Cautela com o lixo

O correto descarte do lixo é imprescindível para evitar insetos e outras pragas urbanas. Também é importante considerar que odores desagradáveis podem se tornar mais frequentes no ambiente sem a adequada retirada de detritos. Esse cheiro ruim pode ser o responsável por afugentar clientes, gerando prejuízos para o salão.

Logo, se você deseja garantir um local mais acolhedor e higiênico para clientes, tenha atenção a esse tópico. Busque materiais resistentes para depositar o lixo, assim como lixeiras do tamanho certo. Em muitos casos, lixeiras menores são compradas por empresas para garantir economia. Porém, se o tamanho não estiver de acordo com a quantidade de resíduos gerados, provavelmente eles irão transbordar e atrair insetos.

Lembre-se também de não deixar o lixo acumular. Ao fim de cada expediente, retire as sacolas com os resíduos e leve para fora do salão. Deposite-os no local apropriado para que a coleta seja feita adequadamente. Seguindo essa precaução, as chances de pragas entrarem no estabelecimento são baixas. Além disso, a limpeza de salão de beleza será feita de maneira mais eficiente.

Faça a esterilização e higienização dos materiais

Todos os materiais utilizados no salão devem sempre ser esterilizados e limpos com rigor. Assim, as chances de proliferação de doenças entre os clientes serão reduzidas. Para que essa tarefa seja feita de maneira adequada, conte com um material de limpeza de qualidade.

Escovas, pincéis de maquiagem e toalhas devem sempre ser higienizados antes da reutilização. Essa tarefa é ainda mais importante se esses objetos ficam expostos a produtos químicos com frequência.

Sempre que possível, dê preferência aos itens descartáveis. Além de garantir mais praticidade, eles são muito mais higiênicos. Eles podem ser utilizados entre os produtos de depilação masculina e feminina.

No caso dos utensílios que não podem ser descartáveis, como alicates, esterilize-os sempre na autoclave ou estufa. Com esse procedimento, doenças como hepatite não são proliferadas. Afinal, acidentes com alicates podem acontecer, resultando em feridas abertas que podem contaminar os outros consumidores.

Faça limpezas gerais diariamente

Recomendamos que uma limpeza geral seja realizada ao final do expediente. Dessa forma, o salão estará bem higienizado na manhã seguinte. Entretanto, sempre que uma sujeira esteja evidente, a limpeza deve ser feita de forma imediata para não resultar em acúmulos.

Durante esse procedimento, o ideal é que a poeira de móveis seja retirada. Isso pode ser feito com um potente limpador de superfície. Também é importante que álcool com ação desinfetante seja utilizado, para tirar bactérias das mobílias. Lembre-se também de varrer sempre o chão, para limpar possíveis fios de cabelo resultantes de cortes.

Respeite a uniformização de funcionários

Resoluções da ANVISA apontam que todos os colaboradores do salão devem usar uniforme padrão. Assim, a higiene do local será sempre mantida. Entre os itens dessa uniformização padrão está o avental. Ele pode ser customizado, de acordo com a identidade visual do salão. Em situações mais específicas, como depilação e tratamento capilar, luvas e máscaras devem ser usadas.

A ANVISA indica que esses produtos de limpeza devem ser descartáveis, com exceção ao avental que pode ser reutilizado e exclusivo para cada funcionário.

Outras normas de higiene da ANVISA

Há diversas recomendações da ANVISA relacionadas à limpeza de salão de beleza. Todas essas resoluções visam melhorar a qualidade do atendimento e proporcionar bem-estar aos clientes. Por isso, elas devem ser sempre seguidas pelos gestores que procuram sucesso. Além disso, ao deixar de seguir essas normas, sanções são estabelecidas aos responsáveis.

Uma das principais regras está relacionada ao uso de produtos. A agência recomenda que materiais que entrarão em contato com os olhos e bocas sejam levados pelo próprio cliente. Assim, herpes e conjuntivite serão evitados.

Quanto aos produtos utilizados no salão, eles devem estar dentro do prazo de validade e registrados na ANVISA. Os utensílios que não forem descartáveis devem sempre ser esterilizados antes e após o uso, como autoclave ou estufas específicas.

O estabelecimento deve ter dois banheiros; um próprio para funcionários e outro para os clientes. Eles devem ter, impreterivelmente, papéis interfolhas, sabonete líquido e lixeiras. Antes de cada atendimento, os profissionais devem higienizar corretamente as mãos e utilizar luvas descartáveis. Com esses cuidados, o seu estabelecimento estará sempre de acordo com a fiscalização sanitária.

Se você deseja garantir a limpeza de salão de beleza, conte conosco! A CG Limpeza está há 25 anos no mercado distribuidora de produtos de limpeza e de fornecedores de descartáveis do RJ. Possuímos preços acessíveis para melhor atendê-lo. Entre em contato e peça o seu orçamento!

Links úteis: material de limpezafornecedores de descartáveis  RJ; distribuidora de produtos de limpeza

× Faça seu pedido agora!