imagem de coleta seletiva na empresa

Como implantar um projeto de coleta seletiva na empresa?

CategoriesLimpeza e conservação, Rotina empresarialCompartilhar

O correto descarte do lixo deve ser uma preocupação dentro das organizações, independentemente do seu segmento ou porte. A melhor solução para resolver o problema de grande quantidade de lixo gerado dentro das empresas é implantar um projeto de coleta seletiva. O sistema tem como objetivo diferenciar os resíduos sólidos para separá-los para reciclagem. Continue lendo este artigo da CG Limpeza para entender como estabelecer esse método na sua empresa!

Coleta seletiva: passo a passo da implantação

implantação de coleta seletiva

1- Planejamento

A fase inicial do projeto de coleta seletiva prevê levantamento de dados e definição da logística a ser implantada. É preciso criar um diagnóstico detalhado sobre todos os resíduos gerados com base em informações internas. Por exemplo, número de colaboradores envolvidos no processo, quantidade diária de lixo gerado, tipos de resíduos, local de armazenamento etc.

Uma parte muito importante do planejamento é elaborar políticas internas de educação ambiental. É preciso conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva e apoiar a realização da prática. Para isso, podem ser feitas reuniões, palestras, cartazes, entre outras formas de divulgação.

Por fim, conheça as características locais e o mercado de recicláveis. Estes dados serão fundamentais para elaborar o plano de ações. Nesse momento, é necessário decidir para onde serão encaminhados os materiais recicláveis coletados, quem fará o recolhimento e qual logística será adotada.

2- Implantação

Esta é a fase de pôr todas as suas ideias em prática. Em primeiro lugar, decida quais os materiais e equipamentos devem ser comprados. Um projeto de coleta seletiva exige o uso de sacos de lixo, adesivos, lixeiras, balanças, entre outros itens. Em seguida, agilize a instalação dos equipamentos para o devido funcionamento do sistema.

Posteriormente, realize treinamentos para qualificar a equipe responsável pela coleta. Crie conteúdos explicativos sobre o funcionamento do projeto para os colaboradores. Cartazes e folhetos podem ser utilizados para expor pontos importante sobre a coleta, como horários, frequência, armazenagem e destino dos materiais.

O último passo da etapa de implantação é o lançamento do programa de coleta seletiva! Uma boa dica é realizar um coffee break com a presença de todos os funcionários para apresentar o projeto e tirar dúvidas sobre as atividades.

passo a passo de implementação de coleta seletiva

3- Manutenção

Após a implantação da coleta seletiva, a última etapa diz respeito à manutenção do sistema. É recomendado criar um grupo responsável por controlar as ações e avaliar as rotinas implementadas. Dentre as funções desse setor, podemos citar o monitoramento da coleta, armazenamento dos materiais recicláveis e vistorias de procedimentos.

Uma planilha deve ser elaborada para fiscalizar a pesagem do material reciclado. Nela, devem conter data, quantidade de recicláveis em kg e o profissional encarregado de registrar as informações.

Uma reunião mensal é suficiente para avaliar pontos positivos e negativos da coleta seletiva, reformular as estratégias e colocá-las em prática. Além disso, a comissão deve realizar ações de divulgação do programa de forma contínua a todos os colaboradores.

Encontre materiais para sua coleta seletiva

imagem de sacos de lixo para coleta seletiva

Um produto descartável básico que deve estar presente em todos os sistemas de coleta seletiva é o saco plástico. A CG Limpeza comercializa sacos de lixo, sacolas e bobinas de 15, 20, 30, 40, 60, 100, 200, 240 e 300 litros. Os pacotes podem ter 10, 20, 50, 100 ou 1000 unidades. Disponibilizamos o produto nas cores preto, branco, verde, azul e transparente.

Além disso, também trabalhamos com materiais descartáveis e produtos de limpeza em geral. Aqui, você encontra todos os itens necessários para sua empresa. Conte com a melhor distribuidora de material de limpeza do RJ. Conte com a CG Limpeza. Entre em contato conosco e faça sua cotação!