Dicas para o correto descarte do lixo em empresas
De acordo com estudos, 56% dos municípios do Brasil fazem o descarte do lixo de forma inadequada. Esses dados resultam na crescente poluição das cidades e na redução da qualidade de vida dos habitantes. Por isso, é fundamental que empresas estejam cada vez mais engajadas em jogar o lixo fora da maneira apropriada. Além de colaborar com a sustentabilidade, a ação pode ser uma forte contribuição para a melhoria da imagem da instituição.
Entretanto, muitas organizações ainda não se conscientizaram desse fato. Em alguns casos, os gestores não sabem como administrar os resíduos gerados e deixam de colocar a questão como prioridade. Esse é um erro porque além dos benefícios apontados anteriormente, a limpeza influencia na produtividade dos funcionários. Se você é um administrador e deseja acabar este problema, continue lendo este artigo da CG Limpeza.
Como não cometer erros no descarte do lixo da empresa?
Algumas ações simples podem ser desenvolvidas dentro da empresa para melhorar o descarte do lixo. É fundamental que antes de implantá-las, você converse com os colaboradores para que todos assumam um compromisso com as intervenções.
Coleta seletiva
Esse método consiste na separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos. A coleta seletiva é de extrema importância para a sociedade, porque auxilia a reciclagem dos lixos gerados. O reaproveitamento dos resíduos pode ser feitos de forma interna, com a produção de adubo ou materiais provenientes de utensílios inorgânicos. Realizar essa reciclagem pode ser fundamental para criar um ambiente mais econômico na empresa.
Porém, mesmo se a reutilização não puder ser feita de forma interna, a coleta seletiva ainda apresenta benefícios. O motivo disso é a praticidade que outras instituições encontram para fabricar matéria prima por meio desses detritos. Você pode utilizar esse fato para fazer o comércio do lixo e gerar mais dinheiro. Portanto, se a coleta seletiva for feita de forma adequada, os gestores só tem a ganhar.
Outra dica é separar as lixeiras para cada tipo de material, além do orgânico e inorgânico. Por exemplo, você pode inserir no seu local de trabalho um lixo específico para metais e vidros. Dessa forma, será muito mais prático reciclar ou comercializar esses utensílios depois.
Crie uma equipe para monitorar o descarte do lixo
Não é necessário contratar mais funcionários para isso. Você pode delegar essa tarefa aos responsáveis pelos diversos tipos de limpeza do local. Escolha alguém para exercer a liderança do grupo ou deixe apenas uma pessoa encarregada da função. O importante é que todos consigam realizar essa tarefa sem atrapalhar a rotina de trabalho já seguida por todos.
Você pode adequar as ações desse grupo da forma que melhor se encaixar nos seus objetivos da empresa. Porém, a ocupação principal desse grupo deve ser a fiscalização do descarte do lixo. Esses colaboradores devem fazer uma análise do desperdício, possibilidades de reciclagem e armazenamento dos materiais descartáveis. Esse trabalho deve ser desempenhado até que os funcionários estejam acostumados a fazer essas atividades de forma autônoma.
Alguns setores, como o alimentício, precisam mais desse tipo de atividade do que outros. A razão disso são os índices crescentes de desperdício e a necessidade maior de limpeza no local. Faça uma análise do ambiente organizacional do seu negócio e defina a necessidade dessa nova força de trabalho. De qualquer forma, procure trabalhar a cultura o descarte consciente de lixo entre os funcionários para tornar o ambiente mais limpo.
Utilize os materiais adequados
Além de usar material de limpeza de qualidade para organizar o ambiente, você deve sempre usar os produtos certos para o descarte do lixo. Procurar uma lixeira do tamanho adequado é importante, mas o saco de lixo também deve ser levado em consideração. Procure comprar sacolas resistentes e de boa qualidade.
Assim, você evitará o vazamento de sujeiras. Caso esse cuidado seja desconsiderado, é provável que pragas apareçam no local frequentemente.
Um erro comum de muitas empresas é usar sacolas de mercado para inserir nas lixeiras. Essa atitude não é recomendada. Além de não serem tão resistentes, essas sacolas não inibem tanto odores desagradáveis. Lembre-se de que o aroma do local é um fator importante para garantir a satisfação dos clientes e colaboradores que visitam a empresa. Portanto, procure utilizar produtos descartáveis para ter certeza de que nenhum rastro do cheiro do lixo da empresa permaneça no ambiente.
Se você deseja fazer o descarte do lixo corretamente e contar com os melhores materiais, conheça a CG Limpeza. Possuímos mais de 25 anos de experiência no fornecimento de produtos de limpeza e descartáveis. Nossa equipe de funcionários é treinada para oferecer o melhor atendimento para os nossos clientes. Além disso, contamos com preços acessíveis e frete grátis para o Rio e Grande Rio. Entre em contato conosco e converse com um dos nossos colaboradores para saber mais.