Se você é síndico, certamente já se deparou com a situação de precisar orientar a limpeza de prédios. Ela é elementar para manter o ambiente limpo e agradável. Além disso, possibilita a diminuição do aparecimento de roedores e insetos. Dessa maneira, conhecer os passos corretos de como conduzi-la é necessário para evitar gastos supérfluos. Assim, o sucesso será garantido ao final do processo. Pensando nisso, a CG limpeza preparou este artigo para indicar quais são os principais passos que devem ser levados em consideração na limpeza de prédios. Boa leitura!
A limpeza de prédios é considerada uma questão operacional dentro dos condomínios. Por conta disso, a tarefa de orientá-la cabe ao síndico. Tratando-se de algo que pode beneficiar tanto os condomínios quanto os condôminos, a responsabilidade sobre a tarefa pode parecer árdua. No entanto, se alguns pontos simples forem seguidos à risca, a otimização poderá torná-la mais fácil. Na sequência, separamos 4 passos que podem fazer a diferença no gerenciamento da limpeza de prédios.
Montar um cronograma é ideal para facilitar a limpeza de prédios. Será preciso definir um espaço de tempo entre uma limpeza e outra, qual será a periodicidade da limpeza em áreas pouco frequentadas e quantas pessoas ficarão encarregadas. A ideia principal dessa articulação é formar uma “rotina” para a limpeza do condomínio.
É importante destacar que dentro desse passo também devem ser considerados alguns pontos como o tamanho do condomínio e quantas pessoas residem nele. Assim, nenhuma área será prejudicada por falta de limpeza.
Articular um bom horário também faz parte do processo de gerenciamento da limpeza de prédios. Nesse passo, é importante considerar as principais áreas de circulação dentro do condomínio. Elas podem ser os corredores, elevadores, hall e garagem. O ideal é estipular a limpeza nesses locais em turnos onde exista menor passagem de pessoas. À vista disso, questões como dia da semana e período do dia deverão ser levados em conta.
Em geral, a limpeza dos elevadores, por exemplo, é recomendada para ocorrer durante a tarde em dias úteis e pela manhã aos finais de semana.
Tendo o cronograma montado e a articulação do horário confirmada, é chegado o momento de organizar a equipe. Tal qual os passos anteriores, neste, alguns fatores deverão pautar sua composição. O tamanho da equipe deverá ser proporcional à necessidade encontrada dentro da limpeza do prédio. Desse modo, deve-se prever se há a conveniência de contratar funcionários ou optar pela terceirização do serviço. Lembre-se que a organização da equipe deverá zelar pelo bem-estar dos encarregados, sem sobrecarregá-los.
O quarto e último passo a ser tratado neste artigo a respeito da limpeza de prédios é a escolha dos produtos. O ideal é optar por produtos neutros ou de fragrância suave. Assim, poderá evitar que esses tornem-se “vilões”, levando em consideração que poderão ser manipulados por pessoas alérgicas. Por conta disso, é preciso ter cuidado durante a escolha dos produtos que serão utilizados.
A fim de obter uma limpeza eficiente, monte uma lista onde estejam presentes produtos como desinfetantes, água sanitária, sabão e detergente. Para tanto, conte com um fornecedor de confiança para certificar-se a respeito da procedência desses.
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