Manter a limpeza da empresa sempre em dia traz inúmeros benefícios para gestores. Entre eles está o favorecimento da saúde dos colaboradores, que desenvolvem menos alergias à poeira, por exemplo. Além disso, a limpeza influencia na produtividade dos funcionários, gerando melhores resultados. Por isso, é fundamental ter atenção constante aos processos de higienização do ambiente da organização.
Entretanto, muitas empresas deixam de lado esse cuidado. Por conta disso, o procedimento é feito de qualquer maneira e os erros se tornam constantes. Esses equívocos podem prejudicar a saúde dos responsáveis pela faxina e auxiliar na degradação do local de forma mais rápida. Portanto, se você deseja evitar prejuízos e garantir o bem-estar dos seus empregados, você precisa livrar-se dessas falhas. Conheça cada uma delas neste novo artigo da CG Limpeza.
É impreterível que a equipe responsável pela limpeza da empresa seja treinada para o trabalho. Caso contrário, as chances de acidentes e erros são muito maiores. Outras consequências são desperdícios de produtos de higiene, retrabalhos e alta rotatividade. Por esse motivo, contar com profissionais qualificados acaba sendo mais econômico e menos estressante. Considere também que contratar uma equipe de confiança pode ser uma forma de evitar os outros erros listados neste artigo.
Estratégia também é um aspecto importante do processo de higienização de qualquer ambiente, principalmente em locais com grande fluxo de pessoas. A maneira como o serviço é executado e até mesmo o aposento escolhido para iniciar a faxina faz toda a diferença. Prestar atenção nesses itens pode garantir que os procedimentos de limpeza serão concluídos mais rapidamente.
Portanto, certifique-se de estabelecer um plano de ações com a equipe responsável pela limpeza da empresa. Estabeleça a quantidade de colaboradores necessários para limpar cada local da organização e quais serão higienizados primeiro. Também é importante definir o intervalo entre cada faxina, de acordo com a utilização do ambiente.
Essa é uma ação comum e perigosa entre as equipes menos experientes. Por isso, é fundamental que o gestor esteja sempre atento para que isso não aconteça. Geralmente, esse tipo de descuido é resultado da falta de treinamento desses colaboradores.
O motivo que torna essa prática danosa para a saúde é a fabricação desses produtos. As substâncias químicas presentes nesses limpadores não foram feitas para serem misturadas. Não seguir essa regra, além de prejudicar os funcionários pode danificar a superfície que está sendo higienizada. Portanto, é necessário ter muito critério ao comprar e utilizar um material de limpeza.
Mesmo que os produtos sejam usados da maneira correta, a falta de EPIs para equipes de limpeza pode ser fatal. Isso acontece porque esses funcionários estão em constante contato com químicos e resíduos. Não protegê-los pode causar acidentes graves ou problemas de saúde em longo prazo.
Por isso, é fundamental ter atenção a esse aspecto, principalmente se a empresa for terceirizada. Dessa forma, além de garantir o bem-estar de todos, você evita prejuízos com processos e outras penalidades pela falta de cuidados.
Alguns produtos precisam de mais tempo para agir. Quando o procedimento é feito de forma apressada, nem sempre esse tempo é respeitado. A consequência acaba sendo um ambiente mal higienizado. Em alguns casos, isso gera um grande desperdício, por conta das doses extras necessárias para realizar a higienização completa.
Logo, é fundamental que os funcionários estejam sempre atentos às instruções de uso ao realizar a limpeza da empresa. Dessa forma, você evitará gastos a mais com produtos e poderá economizar durante a reposição desses itens.
Em ambientes com maior fluxo de pessoas, o uso dos descartáveis pode ser mais higiênico. Ao utilizá-los, doenças como gripes e resfriados são evitadas. Além disso, eles são mais práticos e econômicos para o dia a dia de um negócio.
Ao escolher esse tipo de material, você também coopera para que o processo de limpeza da empresa se torne mais rápido. Afinal, o tempo que seria perdido com a higienização de copos e talheres é perdido. Dessa forma, a equipe ganha mais tempo para focar em ambientes mais complicados e que demandam maior força de trabalho.
Um erro grave que alguns gestores cometem com o intuito de economizar é utilizar produtos domésticos para a limpeza empresarial. Essa atitude não é tão econômica, porque demanda o uso de uma maior quantidade de produto do que seria necessário. Também é fundamental considerar que os ambientes são diferentes e demandam produtos mais específicos.
Ao utilizar os materiais inadequados, você estará contribuindo para que a deterioração dos móveis da empresa seja mais veloz. Em tempos de crise, essa é uma atitude que todos os gestores deveriam evitar.
Se você deseja que a limpeza da empresa esteja sempre em dia, conte com a CG Limpeza. Fornecemos produtos de limpeza e descartáveis para negócios do Rio de Janeiro e possuímos mais de 25 anos no ofício.
Nossa equipe é preparada para resolver todas as suas necessidades e tornar a sua empresa cada vez mais agradável e higiênica. Entre em contato conosco e conheça melhor o trabalho desempenhado por nós!
O que se deve evitar para impedir erros em eventos corporativos da sua empresa? Nesse…
Já pensou que deve considerar as preferências ou limitações nas comidas para coffee break? Nós…
Vai fazer um evento na sua empresa? Veja o que não pode faltar no coffee…
Precisa organizar um café da manhã de negócios para fechar um novo contrato ou apresentar…
Descubra qual é a importância e os passos para a limpeza pós-Carnaval. Entenda já com…
Está grávida ou com crianças pequenas? A higiene é fundamental para manter a saúde dos…