Equipamento necessário para entender a diferença de desinfecção e esterilização.

Saiba a diferença de desinfecção e esterilização e os produtos indicados para cada uma!

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Muitos sabem que existe uma diferença de desinfecção e esterilização. Porém, poucos sabem a fundo que diferença é essa. No post de hoje, vamos explicar e acabar por fim com as dúvidas e ainda mostrar quais são os produtos certos para cada tipo.Descubra qual se adequa mais ao seu negócio. Confira!

Entendendo a diferença de desinfecção e esterilização

Diferença de desinfecção e esterilização

A diferença se dá pela quantidade de microrganismo que cada tipo de limpeza mata. A esterilização mata todas as vidas microscópicas e ainda esporos, diferentemente da desinfecção que exclui os esporos da sua limpeza. Ou seja, a esterilização mata em média 100% das vidas microscópicas, já a desinfecção mata aproximadamente 99%. 
Além da quantidade de eliminação, os produtos e os cuidados ao manuseá-los também são um ponto de diferença de desinfecção e esterilização. Já que normalmente os produtos usados na esterilização são nocivos à saúde e requerem mais cuidados no manuseio, como a necessidade de usar luvas e máscaras.

O modo como o ambiente é tratado também entra na lista de diferença de desinfecção e esterilização. Na esterilização, é preciso isolar o local até a sua utilização. Caso qualquer partícula entre em contato com o ambiente, será preciso realizar todo o processo do zero. Já a desinfecção não passa por esses problemas, pois só é preciso deixar o produto agir no tempo que vem descrito na embalagem.

Onde fazer desinfecção?

A desinfecção é indicada para lugares com grande volume de pessoas, como restaurantes, escolas ou shoppings.

Produtos indicados para a desinfecção

Há diversos produtos para realizar a desinfecção. Por isso, é preciso ficar atento ao local que será feito, pois cada ambiente usa um produto diferente.

  • use produtos que contenham álcool. Ou, até mesmo o próprio álcool pode ser usado.
  • Pode-se se usar o cloro também. Porém, fique atento ao cloro que se vai utilizar, pois deve ser o de limpeza não o para piscina. Quando for usá-lo de preferência use luvas.
  • A água sanitária também é um ótimo produto de desinfecção, porém a utilize diluída em água e evite contato com os olhos durante o uso. Seu contato com a pele pode causar irritação.
  • O detergente é um ótimo produto para a desinfecção. O sabão quebra as
  • camadas de gordura dos microorganismos e isso os mata.
    Desinfetantes, é claro, como o próprio nome diz é um ótimo produto para desinfecção de ambientes.

E a esterilização?

Os lugares onde se é preciso fazer a esterilização é a principal diferença de desinfecção e esterilização. Ela é indicada para ambientes ou utensílios que necessitem zero microrganismos vivos, pois entraram em contato direto com o corpo humano e caso estejam infectados, será prejudicial à saúde. Sala de cirurgia, hospitais, material de manicure ou pedicure são exemplos.

E ainda, para realizar esse método é preciso atenção, pois caso ocorra um toque acidental, espirro ou tosse será necessário repetir todo o processo.

Produtos indicados para esterilização

Os produtos utilizados para a esterilização são:

  • autoclave: os utensílios são inseridos em câmaras com vapor em alta temperatura;
  • óxido de etileno: é um gás que mata todos os microrganismos.

É importante ressaltar que esses métodos são prejudiciais à saúde se feitos de maneira errada.

Conte com a CG Limpeza

A CG Limpeza tem mais de 20 anos de mercado e vende as melhores opções de limpeza o seu estabelecimento desde de descartáveis à EPI. Entre em contato com a gente e peça seu orçamento.

Gostou de saber a diferença de desinfecção e esterilização. Confira outros artigos no nosso blog:

Dicas de como deixar a parede da empresa limpa 
Limpeza pesada: como usar desinfetante em estabelecimentos?  
Descubra um truque infalível para limpar piso encardido 

× Faça seu pedido agora!