As pizzarias vêm crescendo consideravelmente em território brasileiro. Hoje, o consumo de pizza em uma das cidades do país só é menor que em Nova York. Entretanto, em um estudo feito pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo entre 2005 e 2006, chegou à conclusão que as pizzarias estão na liderança de estabelecimentos comerciais que mais apresentam falta de higiene.
Os principais problemas na falta de higiene em pizzarias estão relacionados com a manipulação de alimentos, tratamento de água e esgoto e instalações ruins. Pensando nisso, é imprescindível manter atenção redobrada com a higiene pessoal dos funcionários e seus uniformes, boas práticas de manipulação de alimentos, limpeza adequada de instalações e equipamentos e conservação adequada de alimentos.
A falta de higiene em pizzarias, seja na preparação dos alimentos, conservação ou armazenamento, pode causar intoxicação alimentar. Pensando no bem estar de seus funcionários e dos seus clientes, conheça algumas dicas da CG Limpeza para higiene em pizzarias. Confira!
Em 1993, no Brasil, foi regulamentado que os estabelecimentos relacionados à área alimentícia são obrigados a adotar as suas próprias práticas de manipulação de alimentos, de acordo com a atividade desenvolvida e com as instalações e equipamentos presentes no local. Conheça algumas regras de manipulação que ajudam a manter a higiene em pizzarias.
De acordo com a legislação paulista, especificamente a Portaria CVC- 6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, ficam estabelecidas, entre outras coisas, as instalações mínimas necessárias para funcionamento de uma pizzaria, que são:
O piso, assim como o forro e teto deve ser de material liso, resistente, impermeável e lavável. O teto precisa, ainda, ser isento de goteiras, vazamentos e umidade para garantir a higiene em pizzarias. As paredes precisam de acabamento liso, impermeabilidade, ser laváveis e isentas de fungos. No caso de ser azulejada, a altura mínima é de dois metros. As portas e janelas devem ser de superfície limpa, cor clara e de fácil limpeza. A iluminação precisa ser uniforme e conter proteção e a ventilação precisa garantir a renovação de ar, fazendo com que o ambiente fique livre de fungos, gases e fumaça.
É necessário que a cozinha da pizzaria contenha material de limpeza, como: sabonete líquido, toalha de papel e lixeira acionada por pedal.
Se você busca por materiais descartáveis e material de limpeza rj para manter a higiene em pizzarias, conte com a CG Limpeza. Somos uma distribuidora de material de limpeza rj há 25 anos no mercado. Entre em contato conosco e solicite seus produtos de limpeza rj.
Vai fazer a limpeza de piso de madeira e está com medo de estragá-lo? No…
Quer saber se um ambiente limpo na empresa influencia na produtividade dos funcionários? Entenda mais…
Sabe como fazer a limpeza em consultório de dentista? No artigo, veja dicas de higiene…
Você sabe qual é a importância de oferecer a pausa para o café no trabalho?…
Entenda quais são os produtos de higiene pessoal para empresas. Quais são necessários? A CG…
Sabe como funciona o abastecimento da copa da empresa? No artigo, apresentamos os principais suprimentos…