Ter um cronograma de limpeza escolar

Passo a passo: como organizar um cronograma de limpeza escolar

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Ter um ambiente limpo e higienizado nas escolas é fundamental para um bom rendimento tanto dos alunos quanto dos funcionários. Com isso, a equipe responsável pela limpeza do espaço escolar tem como responsabilidade deixar o local limpo para todos. Contudo, é importante ter um cronograma de limpeza escolar para sempre manter a organização das tarefas que já foram feitas. Confira neste artigo algumas dicas de como fazer o passo a passo do cronograma de limpeza com a CG Limpeza!

Passo a passo cronograma de limpeza escolar

Passo 1: compreenda o lugar onde será feito o serviço

Faça uma visita prévia no local onde será realizado o serviço. Assim, você já vai conhecendo melhor o lugar e também que tipo de limpeza será necessário em cada espaço. Como, por exemplo, nas salas, banheiros, secretaria, entre outros. Logo, depois dessa análise, converse com a equipe responsável pela limpeza. Traçar algumas estratégias de higienização e otimização do tempo pode ser uma boa ideia Assim, todos conseguem realizar as tarefas no tempo certo. Portanto, esse primeiro passo é muito importante para entender o resto no cronograma de limpeza escolar.   

Passo 2: faça um checklist

veja como fazer um cronograma de limpeza escolar 

Após ter planejado as metas para a limpeza, é preciso elaborar uma lista de tarefas. Nesse sentido, faça um checklist por espaço como, por exemplo, sala de aula será necessário realizar tais tarefas: 

  • varrer o chão;
  • recolher o lixo;
  • limpar o quadro branco.

Ademais, faça essa lista de tarefas em alguma plataforma ou softwares online como o Word, Excel ou o Notion. Fica mais fácil visualizar o que deve ser feito. Você pode imprimir e também usá-lo no celular, basta baixar o aplicativo. 

Passo 3: confira qual será regularidade da limpeza em alguns espaços 

Em determinados ambientes é preciso maior frequência de revisão da limpeza.  Dessa forma, o banheiro é um local que precisa ser fiscalizado a cada 1 hora por conta da sujeira que acaba acumulando. E quando estamos falando de captação de novos alunos, na hora da visita os responsáveis checam tudo, principalmente a limpeza do local. Por fim, uma dica é fazer um quadro de horários para cada espaço e anotar o dia e horário que a limpeza foi concluída. 

Passo 4: Capacite a equipe 

Fazer um treinamento entre os funcionários no primeiro dia pode ser muito vantajoso para atender o perfil de cada um. Também, é crucial fazer uma reunião em eventos especiais, pois a escola é um local onde sempre ocorre festividades. Com isso, a rotina de limpeza acaba mudando. 

Já no dia a dia, é  fundamental ter um líder que saiba fazer toda a gestão de tarefas a serem realizadas e que ensine de forma didática o jeito certo de executar o trabalho.

Passo 5: Compre os materiais EPIs na CG Limpeza

Os materiais de EPIs devem estar na rotina de qualquer  profissional. Pois, com ele que é garantido a proteção e segurança dentro do ambiente de trabalho. Na CG Limpeza você encontra material para EPI com a melhor qualidade e menor preço do mercado. 

Entre em contato conosco via WhatsApp ou, se preferir, solicite uma cotação pelo formulário no site!

× Faça seu pedido agora!