Tipos de piso: como limpar corretamente cada um

Tipos de piso e suas especificações.

É necessário que três aspectos sejam levados em consideração no momento de escolher o piso ideal para o seu ambiente de trabalho: beleza, durabilidade e facilidade de manutenção. Limpar o piso é uma tarefa um tanto quanto cansativa, entretanto, cada um dos tipos de piso existentes devem ser limpos de uma maneira específica para que durem o tempo esperado e não fiquem com um aspecto desbotado. Mesmo que sejam novos, se não forem limpos da maneira correta podem parecer bastante antigos.

Pensando nisso, a CG Limpeza, distribuidora de produtos de limpeza no RJ, separou algumas dicas de como limpar diferentes tipos de piso para que você não erre ao escolher os produtos de limpeza adequados e corra o risco de estragar o piso do seu ambiente comercial. Confira!

Como fazer a limpeza adequada dos tipos de piso

Confira os cuidados com os diferentes tipos de piso.

Pisos de madeira

Dentre os tipos de piso, os pisos de madeira são os mais escolhidos por ter alta durabilidade e por combinarem com todo tipo de decoração. Ele pode ser em tacos, tábuas naturais ou material laminado, todos em diferentes tonalidades. Ele é um dos tipos de piso que mais exige cuidados para se manter conservado e com uma tonalidade original por bastante tempo.

Evite produtos como álcool e querosene, além de qualquer tipo de solvente, pois eles danificam a madeira e o verniz que dá acabamento ao piso. Outro inimigo desse material é a água, porque, com o passar do tempo, faz com que o piso adquira uma aparência desgastada.

A melhor maneira de limpar os pisos de madeira é usando uma vassoura de pelo, aspirador de pó, ou um pano úmido com água e uma quantidade pequena de detergente líquido.

Pisos de porcelanato

Os pisos de porcelanato são muito resistentes entre os tipos de piso, inclusive em relação à absorção de água.

A melhor maneira de limpar é usando uma vassoura de pelos e um pano molhado com uma mistura específica: 1 colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco para cinco litros d’água.

Essa solução tem a capacidade de remover a sujeira sem prejudicar o brilho do piso de porcelanato.

Não opte por substâncias como cera, sabão em pó ou ácidos, pois danificam o esmalte do piso e podem acabar causando manchas.

Pisos de mármore

Um pano úmido é o suficiente para manter os pisos de mármore com um aspecto impecável. Se ele estiver sem brilho, você pode optar por um material de limpeza específico para mármores ou se aventurar em uma solução feita com 1 copo de água oxigenada para 12 copos d’água. Se o piso apresentar manchas, busque por produtos industrializados que retiram manchas de mármore, entretanto, leia sempre as instruções de como usar para não cometer equívocos e piorar o aspecto do material.

Pisos de granito

Esse é um dos tipos de piso que possui fácil manutenção. Jamais utilize produtos oleosos, ácidos, detergente, água sanitária ou qualquer outra substância que possa provocar corrosão, pois é uma pedra que pode manchar com facilidade, por ser muito sensível. O ideal é usar apenas um pano úmido com água.

Pisos de cerâmica

Pisos de cerâmica são os mais indicados em banheiros e cozinhas por serem práticos e resistentes. Não é preciso muito coisa para limpá-los, apenas água e sabão.

Independentemente de qual dos tipos de piso você possui no seu ambiente de trabalho, é necessário contar com materiais de limpeza que sejam de qualidade. Para isso, opte pela CG Limpeza como a sua distribuidora de material de limpeza no RJ. Trabalhamos com uma grande variedade de produtos e utensílios de limpeza que ajudarão sua equipe a deixar um ambiente limpo e confortável. Entre em contato conosco e conheça os serviços que temos a oferecer a você.

Links úteis:
material de limpeza
material de limpeza RJ