limpeza das escolas

Sala de aula na limpeza das escolas

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Todos os dias pela manhã ou à tarde, as crianças destinam-se ao ambiente escolar. A limpeza das escolas é fundamental para evitar contaminações e deixar o local em condições adequadas tanto para alunos quanto para professores. Neste artigo, a CG Limpeza aborda a limpeza da sala de aula. Boa leitura!

Sala de aula: local fundamental na limpeza das escolas

Dentro de uma escola, alunos e professores passam a maior parte do tempo na sala de aula. Essa possui muitos aparatos que devem ser devidamente limpos para que o local fique apropriado. Separamos alguns, veja-os a seguir.

Quadro branco

Em geral, os professores usam canetas com tinta à base de álcool para escrever. Entretanto, em algumas escolas alunos também estão autorizados a fazer uso do quadro branco. A má utilização pode provocar manchas. Recomendamos que a limpeza dessas seja feita com um pano umedecido com água e com uma gota de detergente incolor depositado. Caso não seja eficaz, faz-se necessário o uso de pano umedecido com álcool.

É importante lembrar que o quadro branco é um artigo importante para a limpeza das escolas, no entanto tem prazo de durabilidade.

Cadeiras escolares

Diferente dos quadros brancos, as carteiras escolares possuem variações. Elas podem ser compostas por madeira ou por polipropileno. Essas diferenciações fazem com que a limpeza também seja distinta. Via de regra, a sujeira tanto na madeira quanto no polipropileno não alcança áreas mais profundas, ou seja, é encontrada na superfície.

Para a limpeza das carteiras de madeira, é recomendado o uso inicial de um pano umedecido com água. Isso porque desse modo é possível tirar poeira e resíduos mais fáceis de retirada, como açúcares. Depois, é necessária a troca de pano por um onde esteja depositado algum produto de limpeza que tenha cera em sua composição. Desse modo, a carteira ficará devidamente limpa e com aspecto de nova.

Já na limpeza de carteiras de polipropileno, não faz-se necessário o uso de produtos à base de cera. No entanto, por conta do material ser um termoplástico, é permitido o uso de água e sabão em maior quantidade.

Paredes e chão da sala de aula

As paredes da sala de aula muitas vezes são alvo de rabiscos feitos de caneta. Para fazer a retirada, é recomendado o uso de produtos que tenham a função de limpeza desse material. No entanto, devido a falta de compra desse material específico, por vezes essa questão não consegue ser sanada. Caso seja usado apenas pano úmido, existe o risco de manchar ainda mais. Nesse sentido, cabe a instituição orientar aos alunos sobre a manutenção correta das paredes e conscientizá-los sobre a limpeza das escolas. É preciso, também, que a escola siga um cronograma para renovação de pintura.

O chão da sala de aula requer cuidados. Além de ser um lugar onde todos pisam, existe grande possibilidade de materiais que são usados, por alunos e professores, caírem e serem contaminados. A fim de fazer a limpeza das escolas ideal, no chão é recomendado o uso de desinfetantes. Esses, por sua vez, irão destruir os microrganismos vivos que existem. Logo, com o uso de desinfetantes na limpeza das escolas há menor risco de infecções orais.

A limpeza das escolas não está restrita à sala de aula. Em nosso blog, você encontra dicas para manter a higiene da cantina escolar, como economizar produtos de limpeza e mais. A CG Limpeza é uma distribuidora de produtos de limpeza, entre em contato conosco!