pausa para o café

Saiba tudo o que envolve a pausa para o café em empresas

CategoriesProdutos para coffee breakCompartilhar

No dia a dia corporativo, muitas questões incidem no rendimento geral da empresa. Uma boa infraestrutura, assim como contratos e demandas bem esclarecidos, devem ser prioridade. Outro item muito importante que a gestão empresarial não deveria esquecer é a tão aclamada pausa para o café. É o momento do dia em que, mesmo em um curto intervalo de tempo, é possível espairecer e descansar a mente. Conheça, neste novo artigo da CG Limpeza, os tópicos mais importantes sobre o assunto.

Pausa para o café nas empresas

pausa para o café nas organizações

Com a constante crise econômica dilatando nas grandes e pequenas organizações, empresários procuram incansavelmente por soluções. Como se não bastasse, quase todos os segmentos possuem concorrentes alinhados que são capazes de oferecer produtos e serviços parecidos. Isso faz com que os clientes fiquem cada vez mais exigentes.

A fim de saciar a necessidade do mercado, gestões empresariais pecam quando optam pelo caminho robotizado para a mão de obra humana. Valorizar a saúde física e emocional dos funcionários deve ser prioridade para a ascensão corporativa. A pausa para o café, por exemplo, tem seu lugar de importância e é ao longo deste artigo que você entenderá o porquê.

Produtividade

Já foi comprovado por pesquisadores britânicos que a pausa para o café pode, sim, aumentar a produtividade. A cafeína, propriedade do produto, no organismo, aumenta a concentração e memória. Isso faz com que as tarefas corporativas sejam realizadas e entregues em um prazo saudável e com erros reduzidos. O rendimento de funcionários que consomem café, sem abusar da carga horária, tem saldo positivo. Ou seja, esse momento no dia pode ser aplicado em empresas de todos os segmentos.

Motivação

Outras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que a empresa que disponibiliza uma pausa para o café cria uma boa relação com os colaboradores. Um sentimento de credibilidade e motivação é perpetuado e isso influencia diretamente na condição de trabalho. Condição essa que engloba satisfação com o que faz, boa relação com superiores, confiança no trabalho entregue e motivação para crescimento em conjunto. A empresa que oferece a pausa para o café demonstra preocupação com seus funcionários.

Resultados

Nenhum investimento em prol de boas condições de trabalho é em vão. Práticas como a pausa para o café resultam no aumento da produtividade e, consequentemente, na receita final da empresa. Ou seja, na lucratividade. Portanto, antes do produto final chegar às mãos do cliente, a forma como foi produzido conta muito. Lidar com pessoas demanda preocupações com a saúde física e emocional. A empresa que entende e investe nesse ponto está pronta para recolher ótimos e esperançosos resultados.

O que os funcionários pensam?

pausa para o café e a opinião de colaboradores

Importância

Para este artigo, a CG Limpeza conversou com pessoas inseridas no mercado de trabalho brasileiro. Das quatro entrevistadas, todas afirmaram a importância da pausa para o café. Às vezes, isso vai muito além da necessidade de cafeína. Com prazos cada vez mais curtos e concorrência batendo na porta, é comum que muitas pessoas permaneçam horas trabalhando sem parar. Por essa razão, a pausa permite um momento precioso de relaxamento da mente e proporciona uma volta ao trabalho com mais gás e eficiência.

Duração

O tempo para isso deve ser acordado, preferencialmente de forma amigável, por parte da empresa. Três das quatro pessoas entrevistadas pela CG Limpeza garantiram que 10 minutos são suficientes.

Respeito

O que mais intriga a gestão empresarial é se o funcionário respeitará o prazo acordado para a pausa para o café. Normalmente, esse tempo não é descontado da carga horária. Porém, para isso, é preciso que o respeito ocorra. Afinal, uma boa convivência de trabalho depende de todas as partes, independentemente de hierarquia corporativa.

E o que a gestão empresarial diz?

Em caso de empresas pequenas, a pausa para o café pode ser mais fluida e funcionar de acordo com a vontade de cada pessoa. Porém, para organizações de proporções maiores, horários regrados talvez seja a solução. O tempo é certo, não pode exceder 15 minutos. Além disso, não pode, de forma alguma, atrapalhar/atrasar a mesa de trabalho. É de bom tom que a empresa forneça esse tempo sem descontar na carga horária, já que a produtividade depende diretamente do estado do funcionário. E parte do funcionário respeitar o tempo a ele fornecido.

Compre o café certo para sua empresa

pausa para o café e os produtos certos

Nada melhor que garantir o melhor produto durante a pausa para o café. Estamos falando do café expresso. A CG Limpeza tem à disposição pacotes de café da melhor marca, dispensers para copos, palhetas e demais itens necessários para a despensa do espaço corporativo. Somos uma empresa referência em descartáveis no rj.

Em nosso blog, você confere artigos exclusivos sobre coffee break corporativo, história do coffee break, como organizar um coffee break, tipos de copos descartáveis e muito mais. Entre em contato para mais informações e solicite já seu orçamento.