higienização de equipamentos de cozinha industrial

Higienização de equipamentos de cozinha industrial: o que é?

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Os cuidados com a higienização de equipamentos de cozinha industrial devem ser esclarecidos e redobrados. Caso a limpeza não seja feita da forma correta, existe grande probabilidade de proliferação de microrganismos patogênicos. Deve-se fazer uso das recomendações propostas por cada fabricante de equipamentos e utensílios. No entanto, para que a salubridade esteja correta, cabe ao gestor realizar o ajuste de padrões que devem ser seguidos pela equipe diariamente. A limpeza correta dos equipamentos de uma cozinha industrial deve ser prioridade. Neste artigo, a CG Limpeza apresenta alguns os procedimentos diários, semanais, mensais que fazem a diferença.

Produtos para higienização de equipamentos de cozinha industrial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, possui uma sequência de portarias e resoluções que dispõem as normas obrigatórias e orientações que esclarecem quais devem ser os materiais utilizados na higienização de equipamentos de cozinha industrial. Em geral, os métodos de lavagem com água, sabão e cloro são usados tanto para equipamentos quanto utensílios. Em relação ao cloro, agente fungicida e bactericida, deve ser empregado em concentrações que não causem risco.

Métodos para a higienização de equipamentos de cozinha industrial

Como foi dito anteriormente, o gestor será responsável por determinar os padrões de higienização de equipamentos de cozinha industrial que deverão ser seguidos. Esses, no entanto, têm periodicidade diferente. Podem ser divididos entre diários, semanais e mensais. Veja-os a seguir.

Práticas diárias

Diariamente, antes de iniciar o próximo turno, é necessário desinfetar ambientes onde os alimentos são preparados. Esses consistem em pias, bancadas, prateleiras, entre outros. O chão e locais de muita circulação de pessoas também devem ser limpos. Deve-se dar prioridade a limpeza de equipamentos de cocção como, por exemplo, grelhas, fogões, fornos e fritadeiras. Os eletrodomésticos devem ser higienizados antes e depois do uso.

Práticas semanais

As práticas semanais consistem em:

  • desinfetar ralos;
  • limpar e organizar geladeiras e freezers;
  • verificar a dispensa – ver as condições dos alimentos que ainda não foram abertos e dos que já foram;
  • limpar paredes, sempre em sentido vertical sendo de cima para baixo;
  • limpar portas e janelas.

Em relação a essa etapa, produtos como desengordurantes, desinfetantes, detergente clorado e outros podem ser usados. Para tanto, é importante verificar a quantidade ideal recomendada.

Práticas mensais

As práticas mensais da higienização de equipamentos de cozinha industrial são pontuais devido a grande periodicidade. São elas:

  • realizar a limpeza da máquina de gelo;
  • limpar o sistema de ventilação;
  • higienizar o teto e a proteção das luminárias;
  • limpar caixa de gordura.

É crucial que panos descartáveis sejam utilizados durante a higienização de equipamentos de cozinha industrial. Em bancadas e equipamentos de menor proporção de tamanho, recomenda-se o uso de papel toalha.

Outro ponto importante de destaque é a escolha do material conta muito para que a higienização de equipamentos de cozinha industrial seja realizada com êxito. Para tanto, você pode contar com a CG Limpeza, uma distribuidora de produtos de limpeza que está no mercado há 25 anos. Veja em nosso blog, como manter a higiene em sua lanchonete e dicas de higiene em pizzarias. Entre em contato conosco e veja os benefícios!