Você realmente conhece a função dos tipos de sabão na limpeza?

Mesa com diversos tipos de sabão próximos a toalhas brancas

A ideia de requerer um modelo de sabão ao fornecedor se tornou tão comum que entende-se como fora do padrão falar sobre como devem ser usados na limpeza. Você já pensou se na sua empresa estão usando o tipo de sabão ideal ou não? Bom, se esse questionamento já foi feito, hoje é o dia de encontrar a resposta. Afinal, cada um dos tipos de sabão deve ser aplicado de acordo com o modelo. Continue a leitura!

Quais são os tipos de sabão e onde devem ser usados?

Tipo 1: sabão em pedra

A preparação do sabão em pedra compreende uma reação entre gorduras e óleos com base, que pode ser tanto de hidróxido de sódio quanto potássio. Esta equação recebe o nome de saponificação e reproduz baixo impacto ambiental.

Na limpeza, podem ser usados para funções que requerem contato direto com a pele, visto que a glicerina auxilia na hidratação. Por outro lado, não estão entre os tipos de sabão indicados para limpeza de gorduras por possuírem menor índice de tensoativos do que os detergentes.

Tipo 2: sabonetes

Assim como o sabão em pedra, os sabonetes também são extraídos do processo de saponificação. No entanto, para manter os níveis de hidratação mais elevados no produto, adiciona-se óleos vegetais, a exemplo de óleo de coco e glicerina.

A correção do pH é feita com ácido cítrico a fim de torná-lo menos agressivo à pele durante a limpeza corporal.

A distinção entre os tipos de sabonete ocorre em função das alterações que são feitas durante o processo de composição do produto. Assim, torna-se possível encontrar sabonetes que sejam antibactericidas, íntimos e, até mesmo, de uso infantil.

Pessoa lavando as mãos com sabonete líquido que é um dos tipos de sabão

Tipo 3: detergentes

Os detergentes possuem extensas cadeias carbônicas na composição. Devido a esse fator, dentre os tipos de sabão tratados anteriormente são considerados o modelo de maior poder tensoativo, com capacidade elevada de emulsificação. Sendo assim, facilitam o processo de limpeza de superfícies que possuem ligações de gordura, pois são capazes de rompê-las.

A ANVISA regulamenta que todos os detergentes vendidos no território nacional brasileiro detenham tensoativo biodegradável. Tal fator contribui para a preservação do meio ambiente. A vigilância sanitária é responsável por efetivar a fiscalização deste item.

Tipo 4: sabão em pó

Por último, mas não menos importante entre os tipos de sabão está o sabão em pó. Em tese, a composição do produto segue linha semelhante a do detergente. No entanto, são adicionados outros componentes com o poder retirar manchas, de ação alvejante. Por essa razão, são confeccionados para uso em roupas.

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de sabão e seus usos? Escolha a CG Limpeza como sua fornecedora. Trabalhamos com produtos de higiene, descartáveis e limpeza em geral. Entre em contato conosco para fazer seu orçamento e encontrar as melhores condições do mercado.

Aproveite para ver mais artigos como este em nosso blog. Encontre: