Quais são as consequências da falta de limpeza na empresa?

Falta de limpeza na empresa: quais são as consequências?

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Realizar a manutenção da higiene no ambiente corporativo periodicamente é uma questão de segurança e saúde. Trabalhar em boas condições e manter os padrões mínimos de limpeza garantem qualidade na produção, influenciando positivamente os clientes e sociedade. Por isso, a falta de limpeza em um ambiente corporativo é uma situação que deve ser tratada rapidamente.

Conhecer as consequências da falta de limpeza em uma empresa e a importância da higiene é essencial. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo esse artigo da CG Limpeza.

Veja as consequências da falta de limpeza na empresa

Redução na produtividade

Já foi comprovado que ambientes limpos estimulam a produtividade e reduzem o absenteísmo. Por isso, manter o ambiente de trabalho limpo beneficia tanto a higiene e saúde dos funcionários, quanto a empresa.

Estudos comprovaram que fábricas que estão sempre limpas aumentam em 40% a produtividade dos empregados. As vendas no setor comercial também são impactadas caso a higienização do local seja apropriada.

A falta de limpeza também influencia no acúmulo de poeira, ácaros e fungos. Estes são os principais causadores de alergias e doenças respiratórias e, no Brasil, as pessoas costumam faltar dias em decorrência desses problemas.

Falta de segurança para os trabalhadores

As questões de segurança do trabalho estão cada vez mais em evidência, especialmente no setor industrial. Atualmente, é comum que empresas procurem capacitar seus colaboradores sobre questões de segurança e higiene no trabalho.

Doenças como gripe, diarreia, alergias, conjuntivite ou virose são altamente contagiosas. Por isso, basta que um colaborador esteja sofrendo com uma delas para contaminar toda a equipe. Sendo assim, a falta de higiene no ambiente de trabalho pode comprometer seriamente a saúde dos colaboradores. Além de causar perdas irreparáveis para o trabalhador e a sua família.

Insatisfação de clientes

A falta de limpeza também pode comprometer os clientes. Afinal, uma empresa com um ambiente desorganizado e sujo afeta todo o cartão de visita desta. Portanto, uma empresa que não preza pela higiene está sujeita a perder boas oportunidades de negócio.

Multas e custos operacionais

A falta de limpeza em empresas é uma questão preocupante em todos sentidos. Caso o ambiente esteja com uma estrutura precária, a empresa pode ser condenada e ser obrigada a pagar indenização.

Em casos diretamente ligado à produção e serviços alimentícios, ou à saúde e produtos químicos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui regras específicas.

São apresentadas normas de manuseio, vestuário, conservação de materiais, limpeza, transporte, exposição, dentre outros fatores. Essas regras são para a segurança do funcionário e do consumidor estar garantida, tal como a qualidade do produto. Caso as organizações não as sigam, estarão sujeitas a multas, perda de mercadoria e funcionamento. Além disso, os escritórios também possuem regras a seguir para que a higiene e saúde dos funcionários sejam mantidas.

Ao evitar a falta de limpeza é possível reduzir perdas, desperdícios e custos operacionais. Afinal, os equipamentos também necessitam de limpeza e manutenção. Por meio disso, é possível evitar que aparelhos quebrem e impossibilite as tarefas da empresa.

Os equipamentos utilizados na limpeza corporativa também fazem toda a diferença. Possuímos mais de 25 anos de experiência no mercado de distribuidora de material de limpeza e fornecedores de descartáveis para empresas no Rio e Grande Rio. Dessa forma, você manterá seu ambiente corporativo limpo e saudável para clientes e colaboradores. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Links úteis: materiais descartáveismaterial de limpeza para condomínio

× Faça seu pedido agora!