Devo pensar em EPI e EPC para um serviço de limpeza?
Segurança no trabalho é um importante aspecto da vida laboral. Ao longo das reformas trabalhistas no Brasil, os empregadores precisam, cada vez mais, preocupar-se com esse aspecto. Para quem trabalha com limpeza, sejam terceirizados ou não, esses equipamentos também são importantes. Pode não parecer, mas a exposição a produtos de limpeza também deve ser feita com todo o cuidado. Um dos aspectos importantes dessa segurança são as chamadas EPI e EPC. Quer entender mais sobre eles? Confira neste artigo da CG Limpeza!
O que são EPI e EPC?
Os EPIs e EPCs são parte do que a lei determina para a proteção do trabalhador. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo material, de uso individual, que proteja o trabalhador contra riscos que possam ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
O uso desse equipamento é necessário quando não for possível tomar medidas que eliminem os riscos do ambiente. Também é necessário quando não é oferecida completa proteção contra acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
Os equipamentos de proteção coletiva (EPC), por outro lado, são dispositivos usados no ambiente de trabalho visando proteger os trabalhadores dos riscos inerentes ao trabalho. Isso pode envolver:
- o enclausuramento acústico de fontes de ruído;
- a ventilação;
- a proteção de partes de máquinas e equipamentos;
- a sinalização de segurança, dentre outros.
No geral, o EPI se mostra obrigatório se o EPC não atenuar os riscos ou oferecer apenas proteção parcial. Conforme a Norma Regulamentadora 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco.
O EPI e EPC devem estar em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
-
- quando as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos do trabalho;
- enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
- para atender situações de emergência.
EPI e EPC são usadas no serviço de limpeza?
Os cuidados básicos e rotineiros com a limpeza vão muito além da aparência e da higiene. Se os colaboradores de limpeza não estiverem usando os EPI e EPC previstos por lei, haverá problemas. Ainda mais se a atividade causar algum dano ao usuário, como uma alergia, desencadeada por material de baixa qualidade, por exemplo.
Acidentes com usuários decorrentes de atividades diversas, como a limpeza, podem levar à ações e indenizações proporcionais ao dano causado. Portanto, é importante garantir que, se chamar uma equipe de limpeza, ela esteja bem equipada e com proteção.
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