Conheça os passos sobre como higienizar pratos e talheres corretamente

Como higienizar pratos e talheres corretamente?

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

A limpeza deve ser uma das prioridades em restaurantes. Tendo em vista que trata-se de um ambiente com muita circulação de pessoas, torna-se propício a proliferação de doenças. Os pratos e talheres podem ser os principais meios por onde as bactérias podem atingir os indivíduos em restaurantes. Desse modo, é preciso conhecer as principais etapas de como higienizar pratos e talheres para que não tornem-se um problema.

Saiba como higienizar pratos e talheres

É comum que as pessoas considerem como uma das práticas de segurança alimentar a limpeza dos alimentos. No entanto, os utensílios que são utilizados na preparação desses também podem atuar como vetores de propagação de bactérias. Dessa maneira, a limpeza correta desses pode prevenir contaminações. Com isso, é de suma importância conhecer as principais partes de como deve ser feita a limpeza correta desses materiais. A seguir, separamos as 4 principais etapas de como higienizar pratos e talheres.

Mão de uma mulher segurando um prato branco durante o processo de como higienizar pratos e talheres

Limpeza

Dentro do processo de como higienizar pratos e talheres, a limpeza consiste na primeira etapa. Nela, é feita a retirada do excesso de sujeira. Assim, o ideal é iniciar a remoção das impurezas superficiais com a lavagem em água corrente. Um elemento que irá auxiliar nesse momento é a esponja, ela será fundamental para aderir o sabão ao utensílio. Por conta disso, essa deverá constar em bom aspecto. Logo, é preciso que o prato ou talher seja ensaboado de forma a não deixar resquícios de alimentos e gorduras.

Esponja com sabão lavando prato durante o processo de como higienizar pratos e talheres

Desinfecção

A desinfecção é compreendida como o segundo passo do processo de como higienizar pratos e talheres. Nessa etapa, uma vez que os materiais já foram limpos, será preciso posicioná-los imergidos em água quente ou clorada durante 15 minutos. A ideia é interromper que as bactérias contidas neles sejam capazes de desenvolver-se. Para isso, a proporção ideal é de 10ml de água sanitária concentrada entre 2% e 2,5% para 1 litro de água dentro do reservatório. Dessa forma, importante que os utensílios permaneçam imersos durante 24 horas, depois desse período a solução precisará ser trocada. Após retirá-los do local, não será preciso enxaguar novamente.

Secagem

A penúltima fase do processo de como higienizar pratos e talheres é a secagem. Sendo os utensílios já devidamente desinfectados, o ideal é deixá-los secar naturalmente em local adequado. O uso de panos para a secagem só é recomendado caso esses estejam esterilizados. Quando úmidos eles podem abrigar em torno de 1 milhão de microrganismos. Esse número assemelha-se ao que pode ser encontrado na tampa de um vaso sanitário, por exemplo. Portanto, a secagem incorreta é capaz de danificar a finalidade de todos os processos anteriores.

Pratos secando durante o processo de como higienizar pratos e talheres

Armazenamento

A última etapa do processo de como higienizar pratos e talheres é o armazenamento. É preciso que sejam posicionados em local separado da área onde são preparados alimentos. Assim, pode-se evitar que resquícios de alimentos possam atingi-los. Lembre-se de posicioná-los longe dos utensílios sujos.

Onde encontrar os melhores produtos?

Gostou do nosso artigo sobre como higienizar pratos e talheres? A CG Limpeza oferece os melhores produtos de limpeza no RJ para que você realize a higienização corretamente. Em nosso blog, você encontra artigos sobre fiscalização sanitária, vantagens de utilizar produtos descartáveis e falta de limpeza nas empresas. Entre em contato conosco e conheça os benefícios de ser nosso cliente!