Pessoa utilizando a vassoura certa em um piso branco de aspecto liso

Você sabe qual é a vassoura certa para cada ambiente?

CategoriesLimpeza e conservaçãoCompartilhar

Para fazer uma limpeza correta não basta apenas utilizar produtos de limpeza, também é preciso ter a vassoura certa. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não basta apenas comprar qualquer vassoura e esperar que ela resolva tudo. Cada modelo possui uma especificação e diferentes funções. Pensando nisso, a CG Limpeza produziu este artigo para que você conheça o tipo que melhor atende a necessidade da sua companhia. Ficou curioso? Boa leitura!

Vassoura certa: qual usar em cada área?

Na hora de escolher a vassoura certa, é preciso verificar os tipos de piso e qual nível de limpeza se pretende fazer. Assim, será possível evitar que os pisos fiquem riscados, por exemplo, além de outros danos que o uso da vassoura errada é capaz de ocasionar.
A seguir, separamos uma lista com diversos ambientes e designamos as características que as vassouras certas para esses devem ter!

A vassoura certa para ambientes externos pode ser mais achatada

Ambientes internos

Em ambientes internos é comum encontrar pisos mais sensíveis e, por isso, mais passíveis de rachaduras. Eles podem ser, por exemplo, o laminado de madeira e porcelanato. Devido a essa questão, é preciso utilizar vassouras com cerdas macias para realizar a limpeza deles. Atualmente, elas podem ser disponibilizadas em dois modelos: sintético ou misto, que consiste em uma mistura entre o natural e o sintético.
Um outro tipo de vassoura certa que pode ser mencionado para ambientes internos é a de cerdas de pano. Em geral, ela é utilizada quando se deseja realizar uma limpeza com água.

Ambientes externos

Ao contrário dos ambientes internos, encontram-se os externos. Enquanto no primeiro é provável encontrar pisos mais delicados, no segundo eles são mais resistentes e ásperos. Por isso, em ambientes externos, cabe o uso de vassouras que contenham cerdas mais grossas e sejam mais robustas. Desse modo, é viável garantir que elas serão capazes de sustentar uma limpeza mais pesada e resistirem aos produtos de limpeza.
Caso o ambiente seja arborizado e, por conta disso, tenha muitas folhas no chão, o mais válido é usar as vassouras para jardins. Ela é mais rígida e possui cerdas mais separadas ao longo de sua extensão. Esse fator facilita a limpeza, tornando-a mais rápida e eficaz.

Pessoa varrendo o jardim com a vassoura certa para esse ambiente

Rodapés

Os rodapés são os famosos “cantinhos” onde a sujeira pode ficar acumulada. Entretanto, também existe um tipo de vassoura certa para eles! Com o intuito de evitar batidas e riscos aos móveis, as vassouras para rodapés possuem um ângulo é mais arredondado. Desse modo, as cerdas são capazes de acessar todos os pontos. Nesse sentido, quanto mais finas forem as cerdas da vassoura, mais fácil será a limpeza desses “cantinhos”.

Áreas pontuais

Por último, mas não menos importante, estão as áreas pontuais. Caso um copo caia no chão ou aconteça algum imprevisto que ofereça risco, o ideal é usar uma mini vassoura com cerdas macias. Assim, será mais fácil visualizar a sujeira e evitar que não seja feita uma limpeza bem apurada dessa.
As mini vassouras podem ser encontradas à venda em conjunto com uma pequena pá. O preço é baixo e pode ser acessível a qualquer tipo de público.

Gostou do nosso artigo sobre a vassoura certa para cada ambiente? No blog da CG Limpeza você encontra outros para enriquecer seu conhecimento a respeito desse e mais temas. Lá você encontra erros comuns durante a limpeza da empresa, como higienizar pratos e talheres corretamente, itens indispensáveis no estoque de produtos para limpeza e muito mais! Não deixe de conferir!

× Faça seu pedido agora!